Os Cirurgiões-dentistas (CDs) são os profissionais da área da saúde capacitados para diagnosticar, prevenir e tratar as doenças que acometem o sistema estomatognático, formado pela boca e estruturas associadas, como os dentes, gengivas, língua, etc. São esses profissionais que procuramos para um acompanhamento da nossa saúde bucal e que em geral realizam procedimentos menos complexos, como restaurações dentárias, próteses (blocos e coroas), limpezas e tratamentos de canal, encaminhado os pacientes quando necessário, para uma determinada especialidade.

Já os Ortodontistas, são os CDs que passaram por um curso de pós-graduação em Ortodontia e Ortopedia Facial e possuem título de especialistas, reconhecidos pelos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs). Vale ressaltar que todos os Ortodontistas também precisam ser formados em Odontologia, portanto são Cirurgiões-dentistas (CDs) em primeiro lugar. São os Ortodontistas que possuem formação adequada para diagnosticar, prevenir e tratar as condições que afetam o posicionamento dentário (dentes tortos) e as alterações de crescimento e desenvolvimento da face, como por exemplo, naqueles casos em que os indivíduos possuem o “queixo” muito pronunciado, ou muito retraído em relação ao restante do rosto. Além disso, os Ortodontistas são capacitados para diagnosticar alterações nas articulações temporomandibulares e nas vias respiratórias e tratar a estética do sorriso com os aparelhos dentários mais adequados.

A Ortodontia é a especialidade mais antiga da Odontologia e possui papel de destaque nas ciências médicas, melhorando a qualidade de vida das pessoas, aprimorando a capacidade mastigatória, a fala e a autoestima pelos ganhos estéticos no sorriso e na face, decorrentes dos tratamentos bem-sucedidos. A base para um tratamento adequado é um correto diagnóstico e por isso, os Ortodontistas estudam por mais três anos além dos CDs, para conhecerem as técnicas mais modernas e serem capazes de tomar as decisões corretas desses complexos tratamentos. E isso envolve muito mais do que apenas “alinhar dentes” podendo-se observar repercussões importantes na face, articulações e vias respiratórias.

Legalmente (Lei 5081/66), um Cirurgião-dentista pode realizar tratamentos ortodônticos, porém, a Associação Paranaense de Ortodontia recomenda que se busque sempre um especialista em Ortodontia, pois esse é o profissional capacitado para lhe tratar de forma adequada e segura, proporcionando-lhe o sorriso que você sempre sonhou.

A ABOR – Associação Brasileira de Ortodontia alerta:
Tratamentos mal conduzidos, podem causar sérios danos a sua saúde, inclusive com a perda de dentes, comprometimento da função mastigatória e da estética facial e do sorriso. Cuide bem da sua saúde e do sorriso dos seus filhos e evite correr riscos desnecessários!!!

Em caso de dúvida, entre em contato com a Associação Brasileira de Ortodontia em: www.sorriso.org.br